Sustentabilidade

Estamos a fazer progressos deliberados e constantes no desenvolvimento e na concretização dos nossos objetivos de sustentabilidade e continuaremos a procurar mais oportunidades para acelerar os progressos. Entretanto, o nosso principal objetivo para 2023 é continuar a desenvolver as atividades da Toyotomi Recycle Co., Ltd. e estabelecer objetivos ambiciosos relativamente à introdução de embalagens mais sustentáveis.

Os nossos progressos

Desde 2015, a Toyotomi Recycle Co., Ltd. no Japão foi criada com o objetivo de reciclar produtos usados e promover a possibilidade de reutilização. Há vários anos que a Toyotomi Co., Ltd. Japão, através das suas sucursais locais, está a recolher aquecedores utilizados. Depois de verificar o seu estado, os aquecedores que podem ser potencialmente reparados são separados dos bens que não podem ser reparados. Uma vez declaradas irreparáveis, estas unidades serão desmontadas em partes, que, por sua vez, serão igualmente verificadas quanto à possibilidade de reutilização.

Todas as peças que podem ser reutilizadas estão a ser guardadas como peças sobresselentes, outras serão entregues aos nossos parceiros de reciclagem ou fábricas de sucata de metal.

A nossa contribuição para um mundo sustentável é agora mais importante do que nunca. A nível mundial, os recursos naturais estão sob pressão. Atualmente, é necessário um ano e meio para produzir o que consumimos num ano. O objetivo da Toyotomi é criar soluções simples para otimizar a utilização dos recursos naturais e tornar a sustentabilidade rentável ao longo do tempo, a reciclagem dos nossos aquecedores faz parte disso. Todos os nossos aquecedores são fabricados com, pelo menos, 92% de material que pode ser reciclado e o nosso objetivo é chegar aos 100% em breve.

As nossas iniciativas

Há vários anos que a Toyotomi se concentra em objetivos específicos de embalagens sustentáveis, como a reciclabilidade, a eficiência do material e do volume, o fornecimento responsável de fibras, a eliminação de materiais desfavoráveis e a promoção de materiais reciclados ou renováveis.  Para além da investigação permanente da possibilidade de reduzir o peso das nossas latas PET ou do estudo de materiais de base biológica, introduzimos recentemente uma nova embalagem para as nossas peças sobresselentes e acessórios feita de “erva de papel”.

A Toyotomi está a adaptar a sua gama de aquecedores do tipo FF para funcionar com o combustível renovável Neste (Next BTL), um combustível renovável não fóssil e com poucas emissões.  O Neste Next BTL é um óleo vegetal hidrotratado (HVO) fabricado a partir de matérias-primas renováveis de origem 100% sustentável, tais como óleo de cozinha usado e gordura animal proveniente de resíduos da indústria alimentar, e resulta numa redução de 75-95% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida do combustível, quando comparado com combustíveis de aquecedores de base fóssil, como as misturas de parafina tradicionais.

O papel de relva tem um enorme potencial como nova alternativa para as embalagens

A nossa iniciativa mais recente em matéria de sustentabilidade foi a introdução de uma nova embalagem feita de “papel de relva”, para substituir as nossas antigas embalagens para peças sobresselentes, que eram feitas de plástico em combinação com cartão.

O papel de relva pode ser utilizado para livros, papel de escritório mas também para embalagens. Para fabricar o novo substrato a partir do qual é feito o papel de relva, são necessários menos 50 % de energia e de produtos químicos em comparação com a utilização de celulose química proveniente da madeira. O papel de relva é feito de pasta de fibra fresca, utilizando como matéria-prima relva seca ao sol. Para além de menos energia e produtos químicos, poupa também água (6000 litros de água em comparação com processos alternativos) e necessita de 4,8 vezes menos dióxido de carbono para fabricar papel de relva.

O papel de relva tem um enorme potencial como uma nova alternativa para as embalagens e a Toyotomi continuará a procurar outras aplicações na sua gama de produtos.